Qualidade

A Pergunta que Não Quer Calar: O Que é Qualidade?

Queremos comprar produtos de qualidade. Queremos também que os serviços que ofertamos sejam de qualidade. Mas isso traz uma pergunta: afinal, o que é qualidade?

O conceito de qualidade anda junto com o estudo da qualidade propriamente dito, e o objetivo desse artigo é que o leitor entenda o que é qualidade e já comece a utilizar ela no dia-a-dia.

De acordo com Juran¹, um dos gurus da qualidade, qualidade é adequação ao uso. Se um produto me é adequado, então ele possui qualidade. É por isso que as pessoas que possuem iPhone acham que esse modelo de celular é melhor, pois lhe são adequadas, atendem as suas necessidades.

Acontece que muitas pessoas que possuem Xiaomi ou Samsung dizem que é o celular deles que tem qualidade. E agora: qual tem qualidade? Qual tem mais qualidade? A definição de Juran deixa a qualidade subjetiva e começa a ficar difícil avaliar dessa maneira quando você é quem fabrica um produto ou oferece um serviço. Então Crosby² veio e trouxe uma definição que facilita a vida: qualidade é conformidade com as especificações.

A partir do momento que você entende o seu público (e suas necessidades) você precisa ofertar produtos e serviços com requisitos que atendam essas necessidades, e que sejam facilmente avaliados. E se o seu produto (ou serviço) está de acordo com os requisitos estabelecidos, o seu produto possui qualidade.

A tabela a seguir mostra alguns exemplos de como transformar a necessidade (subjetiva) em requisito e especificação (objetivo):

Necessidade

Requisito

Especificação

Celular rápido

Tempo de início do celular

Celular que ligue em menos de 10 segundos

Biscoito bem recheado

Quantidade de recheio

Entre 9 e 11g de recheio por biscoito

Dar tempo para o cliente se preparar para a reunião

Dias de antecedência de envio da pauta

Enviar pauta ao cliente em seu email com dois dias úteis de antecedência*

Software intuitivo

Não precisar de manual para usar

Alguém sem contato com o sistema conseguir lançar corretamente um pedido sem ler um manual

* Esse é um exemplo de requisito aqui da Vexor

Na prática a quantidade de necessidades e requisitos de um produto ou serviço pode ser enorme e dificilmente alguém consegue traduzir as necessidades em requisitos e especificações em meia hora. O que vale então é começar. Reúna a sua equipe e comece com a pergunta: o que é qualidade? A partir daí identifique as necessidades do seu público e traduza para requisitos com especificações bem objetivas.

Artigos Relacionados

Este site usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa
Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.

Vexor Consultoria
Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
Política de Privacidade e Termos de serviço .