Boas Práticas para um Financeiro Sob Controle

Existem diversos ditados populares sobre dinheiro. Aqui temos alguns:
- Dinheiro não aceita desaforo
- Dinheiro na mão é vendaval
Eu particularmente prefiro dizer que o dinheiro não aceita descontrole. Pensando nisso, esse artigo estabelece algumas boas práticas que devem ser seguidas para que você possa dormir tranquilamento a noite sabendo que as finanças estão em dia. Afinal, não saber se a empresa vai conseguir chegar no fim do ano no lucro ou prejuízo deve gerar um baita desespero, né? Vamos lá:
- Utilize um Sistema
Planilha, papel, agenda, esquece! O seu financeiro deve ser em sistema. No sistema as coisas ficam organizadas, o risco de perder informações é menor.
- Lance Todas as Contas a Pagar Antecipadamente
Aluguel, energia, água, salários, prolabore, seguros, dívidas e todas as contas fixas do ano todo devem estar lançadas no sistema de maneira bem antecipada.
- Concilie as Contas Bancárias
Todo santo dia a primeira coisa a fazer é olhar o extrato bancário do dia atual e do dia anterior, olhar os lançamentos do sistema e comparar para ver se todos os lançamentos de um estão no outro. E fazer isso até o saldo bater.
- Honre as Regras do Contas a Receber
Não recebeu de um cliente? Cobre. Fez um serviço? Envie a fatura e os boletos, não espera não. O cliente não tem dinheiro? Negocie. A conta está muito atrasada? Notifique. Não seja passivo, não fique apenas esperando o cliente pagar a conta.
- Utilize Relatórios do Sistema
O relatório de Fluxo de Caixa permite saber se você vai conseguir pagar todas as contas dentro de 1 dia, 1 semana ou 1 mês. Utilize o relatório de Fluxo de Caixa para ver como está a situação da sua empresa. Não sabe usar? Fale com o suporte do seu sistema. O sistema não tem essa funcionalidade? Avalie trocar de sistema.
- Utilize o DDA
O débito direto autorizado mostra todos os boletos emitidos para a sua empresa na tela do banco. Se você olhar o DDA e comparar com o lançamento no sistema você não vai ser pego de surpresa com um boleto chegando na sede da sua empresa.
- Dica de Ouro: Seja digital!
Agora vai uma dica de ouro e que muita gente ainda não segue: seja digital! Se os bancos, que não os maiores interessados no lucro, estão cada vez mais digitais, não seremos nós que vamos continuar com boletos e extratos físicos! Deixe o seu financeiro digital para ter facilidade e produtividade!