Facilidades Tecnológicas na Gestão Pública Municipal

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), cada vez mais vem sendo exponencialmente introduzida na rotina das pessoas, o que ficou nitidamente claro tal processo de disrupção tecnológica com a pandemia do Covid-19, em 2020.
Atrelado a isso, segundo Tulio Campos, autor do artigo “Tecnologia no setor público: benefícios, desafios e tendência” publicado no Jusbrasil em 2020, pode-se perceber nos últimos anos que “...o mundo experimenta a plena consolidação das condicionantes da globalização, na qual a produção de informações sobre pessoas, objetos, lugares e distâncias podem ser realizadas on-line e influenciam nas formas de consumo da vida cotidiana em uma velocidade nunca antes registrada de comunicação e que se amplia cada vez mais.”
Não obstante, esta ampliação inevitavelmente chegou a muitos serviços públicos, uma vez que 72% dos usuários de internet realizaram buscas de informações referentes aos serviços públicos, tais como o auxílio emergencial, conforme a pesquisa realizada pela Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
Nesse contexto, fica evidente que existe uma elevada demanda para a utilização de serviços públicos de forma digital, por boa parte da população, assim como na rotina de trabalho dos servidores públicos, trazendo como consequências a agilidade no fluxo de informações de forma mais organizada e efetiva, a automatização de tarefas diárias que são mecânicas e repetitivas, além de proporcionar praticidade, otimização de tempo e economia de recursos, tanto para a gestão pública municipal quanto para a população.
Em um trabalho já realizado pela própria Vexor Consultoria numa Prefeitura do estado do Paraná, foi possível identificar melhorias linkadas a essa ampliação das TICs na gestão pública municipal, no qual foi sugerido as seguintes alterações:
TROQUE: |
POR: |
Atendimento ao público presencial para prestação de serviços |
Mensagens de texto via SMS, WhatsApp, Sites oficiais da instituição, através de mensagens automáticas redigidas por chatbots; |
Reuniões Presenciais |
Reuniões Online por vídeo chamada ou vídeo conferência |
“Protocolagem” física de documentação |
Utilização de assinaturas digitais |
Envio de documentações e informações impressos |
Fluxo da troca de informações e documentações por e-mails e sistemas integrados; |
Arquivamento de documentação física |
Arquivamento de documentação em nuvens digitais |
Coletas de dados e registros feitos em tabelas físicas impressas |
Coletas de dados e registros feitos em planilhas e sistemas |
Para iniciar tais melhorias propostas, a Vexor Consultoria indica algumas ferramentas grátis que hoje já podem ser utilizadas na gestão pública:
- Google Drive – utilizando nuvens para arquivos e centralização segura de informações que precisam ser compartilhadas;
- Google Agenda – utilizada para organizar a comunicação e integração entre pessoas e setores no quesito de compromissos e reuniões;
- WhatsApp Business – utilizado pra facilitar a comunicação dos servidores públicos com seus respectivos usuários e colegas de trabalho;
- Assinatura Eletrônica do GOV.br – utilizada para otimizar tempos e garantir a originalidade na protocolização de documentos;
- Google Meet ou Teams – utilizado para realização de reuniões online facilitando o acesso e aumentando a participação de integrantes;
- Adobe Scan Scaner – utilizado para agilizar a digitalização de documentos físicos para registros e arquivamentos em nuvens;
- Microsoft Office ou Libre Office – utilizado para edição de arquivos e planilhas digitais.
É válido ressaltar que para cada política pública, hoje no Brasil já apresentam sistemas especializados para implementação da TICs, como por exemplo o sistema g-SUS da área da Saúde que auxiliam no registro dos dados e informações desta política de forma integrada.
Deste modo, as facilidades da tecnologia na gestão pública municipal vêm cada vez mais ganhando espaço e aperfeiçoamento, no qual identifica uma significativa importância e necessidade de ser adotada pelos municípios brasileiros com tal demanda tecnológica exigida pela população.
Autora: Luana Mazin