Produtividade e Eficiência

Facilidades Tecnológicas na Gestão Pública Municipal

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), cada vez mais vem sendo exponencialmente introduzida na rotina das pessoas, o que ficou nitidamente claro tal processo de disrupção tecnológica com a pandemia do Covid-19, em 2020.

Atrelado a isso, segundo Tulio Campos, autor do artigo “Tecnologia no setor público: benefícios, desafios e tendência” publicado no Jusbrasil em 2020, pode-se perceber nos últimos anos que “...o mundo experimenta a plena consolidação das condicionantes da globalização, na qual a produção de informações sobre pessoas, objetos, lugares e distâncias podem ser realizadas on-line e influenciam nas formas de consumo da vida cotidiana em uma velocidade nunca antes registrada de comunicação e que se amplia cada vez mais.”

Não obstante, esta ampliação inevitavelmente chegou a muitos serviços públicos, uma vez que 72% dos usuários de internet realizaram buscas de informações referentes aos serviços públicos, tais como o auxílio emergencial, conforme a pesquisa realizada pela Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

Nesse contexto, fica evidente que existe uma elevada demanda para a utilização de serviços públicos de forma digital, por boa parte da população, assim como na rotina de trabalho dos servidores públicos, trazendo como consequências a agilidade no fluxo de informações de forma mais organizada e efetiva, a automatização de tarefas diárias que são mecânicas e repetitivas, além de proporcionar praticidade, otimização de tempo e economia de recursos, tanto para a gestão pública municipal quanto para a população.

Em um trabalho já realizado pela própria Vexor Consultoria numa Prefeitura do estado do Paraná, foi possível identificar melhorias linkadas a essa ampliação das TICs na gestão pública municipal, no qual foi sugerido as seguintes alterações:

TROQUE:

POR:

Atendimento ao público presencial para prestação de serviços

Mensagens de texto via SMS, WhatsApp, Sites oficiais da instituição, através de mensagens automáticas redigidas por chatbots;

Reuniões Presenciais

Reuniões Online por vídeo chamada ou vídeo conferência

“Protocolagem” física de documentação

Utilização de assinaturas digitais

Envio de documentações e informações impressos

Fluxo da troca de informações e documentações por e-mails e sistemas integrados;

Arquivamento de documentação física

Arquivamento de documentação em nuvens digitais

Coletas de dados e registros feitos em tabelas físicas impressas

Coletas de dados e registros feitos em planilhas e sistemas

Para iniciar tais melhorias propostas, a Vexor Consultoria indica algumas ferramentas grátis que hoje já podem ser utilizadas na gestão pública:

  • Google Drive – utilizando nuvens para arquivos e centralização segura de informações que precisam ser compartilhadas;
  • Google Agenda – utilizada para organizar a comunicação e integração entre pessoas e setores no quesito de compromissos e reuniões;
  • WhatsApp Business – utilizado pra facilitar a comunicação dos servidores públicos com seus respectivos usuários e colegas de trabalho;
  • Assinatura Eletrônica do GOV.br – utilizada para otimizar tempos e garantir a originalidade na protocolização de documentos;
  • Google Meet ou Teams – utilizado para realização de reuniões online facilitando o acesso e aumentando a participação de integrantes;
  • Adobe Scan Scaner – utilizado para agilizar a digitalização de documentos físicos para registros e arquivamentos em nuvens;
  • Microsoft Office ou Libre Office – utilizado para edição de arquivos e planilhas digitais.

É válido ressaltar que para cada política pública, hoje no Brasil já apresentam sistemas especializados para implementação da TICs, como por exemplo o sistema g-SUS da área da Saúde que auxiliam no registro dos dados e informações desta política de forma integrada.

Deste modo, as facilidades da tecnologia na gestão pública municipal vêm cada vez mais ganhando espaço e aperfeiçoamento, no qual identifica uma significativa importância e necessidade de ser adotada pelos municípios brasileiros com tal demanda tecnológica exigida pela população.

Autora: Luana Mazin

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